Todos os alunos, do 1.º ao 12.º ano, que compraram manuais escolares do Grupo Porto Editora vão ter acesso gratuito, a partir de 15 de Setembro, às respetivas versões digitais.
Todos os alunos, do 1.º ao 12.º ano, que compraram manuais escolares do Grupo Porto Editora vão ter acesso gratuito, a partir de 15 de Setembro, às respetivas versões digitais, no computador ou em 'tablets'.
Em comunicado de imprensa, a editora informa que este projeto implica um investimento direto de dois milhões de euros e que se trata de uma iniciativa inédita em Portugal que aposta na promoção do uso de novas soluções tecnológicas em contexto educativo.
Este projeto do Grupo Porto Editora começou a ser desenvolvido há um ano e prolongar-se-á por três anos letivos, a começar por este que agora se inicia (2014/2015), envolvendo uma equipa multidisciplinar de duas centenas de profissionais.
O objetivo desta iniciativa, salienta ainda a editora, é promover a complementaridade entre os manuais em papel e a exploração da componente digital, permitindo ao aluno desenvolver métodos de aprendizagem mais flexíveis e adaptáveis aos diferentes contextos.
Registo dá acesso a app Android e iOS
O código de acesso ao e-manual vem fornecido no interior dos manuais do Grupo Porto Editora à venda nas livrarias. O respetivo código deve ser introduzido no site www.escolavirtual.pt. O registo dá ainda acesso a Apps para iOS e Android que podem ser descarregadas também gratuitamente. Feito o registo, o e-manual fica automaticamente disponível e pode inclusivamente ser utilizado offline.
Estes e-manuais apresentam várias ferramentas extremamente úteis para os alunos, desde a possibilidade de aceder diretamente à página que se pretende através do índice remissivo, até à pesquisa rápida e eficiente por palavra ou expressão.
Os alunos podem também classificar a informação por nível de importância, adicionar notas às páginas do e-manual associando textos ou links, ou até utilizar a ferramenta de desenho para ampliar ou diminuir o tamanho da página com recurso ao instrumento de zoom.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes