Foram cerca de 4.000 turistas que desembarcaram no novo cais de cruzeiros do Porto de Leixões, apenas num só dia. O recorde aconteceu esta terça-feira, dia 24 de abril, e foram necessários cerca de 50 autocarros turísticos para transportar os passageiros dos cruzeiros atracados, em visitas à região do Porto e Norte.
O novo cais de cruzeiros do Porto de Leixões, “atingiu um novo recorde de número de passageiros (4.000) e tripulação (1.700) recebidos num único dia”, explica o comunicado de imprensa da Associação de Portos do Douro e Leixões (APDL).
Os navios responsáveis por este recorde “são o Ventura, da P&O Cruises, e o Albatros, da companhia Phoenix Seereisen”, salienta o comunicado da APDL.
Após o desembarque, os turistas, na sua maioria britânicos e alemães, foram transportados por cerca de 50 autocarros turísticos com o objetivo de visitar a região do Porto e Norte.
O navio Ventura, que transporta cerca de 3.500 passageiros, na sua maioria britânicos, e 1.300 tripulantes, atracou no novo cais de cruzeiros do Porto de Leixões, cumprindo uma escala integrada num itinerário que saiu de Southampton e percorreu as Ilhas Atlânticas onde se incluiu uma paragem na Madeira.
Já o navio Albatros, que transporta mais de 500 passageiros, maioritariamente alemães, e cerca de 400 tripulantes, cumpriu a escala em Leixões de um itinerário que se “insere num cruzeiro de 'descoberta da Europa Ocidental' que teve o seu início no Mónaco, navegando por portos do Mediterrâneo e Costa Atlântica, rumo a Bremerhaven, na Alemanha”.
Aumento do tráfego com novo cais
Segundo o comunicado de imprensa, o tráfego de navios de cruzeiros no Porto de Leixões aumentou significativamente este ano com a inauguração do novo Cais de Cruzeiros.
O novo terminal de cruzeiros “veio dar ao Porto de Leixões a capacidade de acolher navios com mais de 250 metros de comprimento”.
Para além do novo cais de cruzeiros, a estrutura inclui uma estação central de passageiros, um cais fluvio-marítimo, para acostagem de embarcações que proporcionem itinerários turísticos no rio Douro, um Porto de Recreio Náutico para 170 embarcações e um parque de estacionamento para autocarros e viaturas ao longo do molhe.
A estrutura, cuja construção foi finalizada em 2011, permite uma maior capacidade no que toca à oferta turística da região do Porto e Norte de Portugal, estando a APDL a promover o Porto ” como destino imprescindível para alguns dos mais importantes operadores de cruzeiros do mundo”.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]