No próximo domingo celebra-se na cidade do Porto os 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa, com o XIX Porto de Encontro, que vai decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com a apresentação da coleção literária "Pessoa Breve".
No próximo domingo celebra-se na cidade do Porto os 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa, com o XIX Porto de Encontro, que vai decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com a apresentação da coleção literária “Pessoa Breve”.
De acordo com a Lusa, esta coleção, da responsabilidade de Richard Zenith e Fernando Cabral Martins, é uma série antológica, que reúne os textos de cada heterónimo do poeta além da poesia ortónima.
Os primeiros títulos da coleção, editada pela Assírio & Alvim, são “Poemas escolhidos de Alberto Caeiro”, “Poemas escolhidos de Álvaro de Campos”, “Odes escolhidas de Ricardo Reis” e “Cancioneiro. Uma antologia”, que reúne poemas soltos de Fernando Pessoa.
Citado pela Lusa, o investigador Richard Zenith, explicou que o interesse pela obra de Pessoa tem a ver também com “a particularidade da sua visão do mundo, assim como a maneira de escrever que o aproxima do nosso tempo”.
Este é um evento de entrada livre, marcado para as 17 horas, que vai contar com a presença de Richard Zenith, Fernando Cabral Martins, Manuela Nogueira, sobrinha de Fernando Pessoa, Pedro Lamares e do coletivo de poesia Sindicato do Credo que apresenta a performance “Desassossegada Mente”.
O XIX Porto de Encontro vai contar também com a participação do cineasta João Botelho, realizador do filme “Conversa acabada”, que vai ser exibido este sábado, pelas 22 horas, no Teatro do Campo Alegre.
Pode consultar mais informações AQUI.