Inaugurou, esta quarta-feira, no Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, o primeiro centro de formação nacional destinado a educar profissionais que lidam com recém-nascidos prematuros e a apoiar as famílias.
Inaugurou, esta quarta-feira, no Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, o primeiro centro de formação nacional destinado a educar profissionais que lidam com recém-nascidos prematuros e a apoiar as suas famílias.
O novo centro é o único em Portugal integrado na rede internacional NIDCAP – Neonatal Individualized Care and Assessment, programa global destinado a “permitir a aprendizagem específica da observação e avaliação do desenvolvimento dos bebés prematuros e em risco”.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o CHSJ explica que a unidade se destina “a todos os profissionais de saúde que trabalham nas unidades de Neonatologia, entre os quais médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de fisioterapia e terapia ocupacional”.
O intuito, esclarece o hospital portuense, é “implementar cuidados individualizados centrados no desenvolvimento do recém-nascido prematuro em Portugal, bem como dar suporte às famílias destas crianças”.
O centro foi inaugurado pelo presidente do conselho de administração do CHSJ, António Ferreira, e por Hercília Guimarães, diretora do serviço de Neonatologia daquele hospital © CHSJ
A abertura do Centro de Formação NIDCAP no Porto tem também como objetivo divulgar o programa internacional entre os profissionais portugueses com vista a aumentar o número de especialistas certificados.
Entre as principais metas do programa NIDCAP está o fornecimento de apoio à formação dos profissionais das unidades de cuidados intensivos neonatais que desejem oferecer cuidados numa perspetiva individualizada, centrada na família e no desenvolvimento neurocomportamental do bebé prematuro.
A Federação Internacional NIDCAP, uma organização profissional, sem fins lucrativos, sediada na Harvard Medical School e no Brigham and Woman's Hospital and Children's Hospital, em Boston, EUA, é a agência responsável por supervisionar a qualidade da formação do centro.
Notícia sugerida por Maria Pandina