A ideia é estimular o uso daquele meio de transporte de duas rodas entre a população que estuda e trabalha na área delimitada pela Via de Cintura Interna (sul), Rua de Costa Cabral (nascente), Estrada da Circunvalação (norte) e Rua do Amial (poente).
Em declarações ao Publico, o diretor da Via Pública da Câmara do Porto, Pinho da Costa, admite que antes de implementar a medida “é preciso alterar as vias para facilitar a circulação das bicicletas”, frisando, no entanto, que salienta a zona em causa é plana e frequentada por muitos estudantes, sendo “o melhor sítio para isto ser ensaiado”.
No próximo ano, espera-se que a zona da Asprela acolha também um autocarro mais leve, com melhor aerodinâmica e dotado de motorização híbrida, que está a ser desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Até lá, outras iniciativas integradas no Civitas já arrancaram. É o caso da Loja da Mobilidade, situada perto das Urgências do Hospital de S. João. Também recente é a possibilidade de inscrição no programa de partilha de carros – ou “carsharing” -, através da Internet.
O desenvolvimento do projeto Civitas Porto 2008/2012 é possível graças à parceria da Câmara do Porto com a STCP, o Metro do Porto, a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros, a OPT – Organização e Planeamento de Transportes, a Universidade Fernando Pessoa e a Universidade do Porto.
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