Em breve, quem estiver na costa marítima entre as cidades do Porto e de Póvoa do Varzim, vai poder aceder à Internet e de forma gratuita. O serviço vai ser disponibilizado a partir de 2014 e abrange uma área de cinco milhas náuticas.
Em breve, quem estiver na costa marítima entre as cidades do Porto e de Póvoa do Varzim, vai poder aceder à Internet e de forma gratuita. O serviço vai ser disponibilizado a partir de 2014 e abrange uma área de cinco milhas náuticas desde a linha de costa, algo equivalente a 9,2 quilómetros.
A Internet vai ser disponibilizada através dos barcos de pesca locais que servirão como pontos de transmissão da rede para outros barcos. A base deste projeto-piloto é uma “tecnologia inovadora”, designada de “JANUS”.
O sistema de banda larga sem fios está a ser agora testado, com um sistema de rede entre o Edifício Transparente, localizado na Foz do Porto, e os barcos de pesca de sardinha da Cooperativa Propeixe, do porto de Matosinhos.
“O objetivo do projeto é estender a cobertura da rede Porto Digital, que neste momento existe na cidade do Porto, até cinco milhas náuticas para dentro do mar”, explicou à agência Lusa Rui Campos, investigador do laboratório portuense INESC Tecnologia e Ciência, entidade responsável pelo projeto.
O acesso à Internet no mar é atualmente feito via satélite, uma tecnologia que acarreta custos muito elevados, ou então tem que ser feito muito próximo de terra, através de tecnologias pagas.
“Pela primeira vez, pescadores, turistas ou qualquer pessoa localizada até cinco milhas da costa terá acesso gratuito à Internet wireless e de banda larga”, salienta Rui Campos.
Notícia sugerida por Carlos Borges
Comentários
comentários