Duas palestras e 18 “workshops” compõem o programa do Mindshake – Semana do Pensamento Criativo, que arranca esta segunda-feira, no Porto, prolongando-se até sexta-feira. O objetivo do evento é ensinar a “ginasticar a mente” de forma mais prática do que eventos de partilha de ideias do tipo TEDx.
Segundo a organização, o MindShake “tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de gestores criativos, engenheiros criativos, comerciantes criativos, médicos criativos, entre outros, e desta forma contribuir para a consolidação da criatividade nas organizações em Portugal”.
“Temos sessão de abertura e de fecho, mas a ideia é ser uma semana mais prática, com workshops para ginasticar, digamos assim, a mente e conhecer formas de utilizar esses métodos”, disse à Lusa Paula Silva, da organização.
O primeiro Mindshake, organizado pela Na’Mente – empresa de consultoria e formação em pensamento criativo – vai decorrer até sexta-feira, no Palácio das Artes.
“A criatividade – que tantos autores consideram como a ‘nova’ força motriz da sociedade da informação e do conhecimento – pode ser comparada a um músculo: todos nascemos com ela, mas nem todos a estimulamos para que se torne forte e saudável”, salienta a organização, na apresentação do evento.
A Semana do Pensamento Criativo vai abrir com uma palestra de Juan Rodrigo, especialista espanhol de criatividade, e um “triálogo” entre Angélica Sátiro, diretora da Casa Creativa, em Barcelona, Pedro Vieira, da Lifetraining, e Katja Tschimmel, directora artística do Mindshake.
Paralelamente, vão acontecer durante a semana “experiências de degustação, musicais e visuais lideradas pela equipa multidisciplinar de ‘mindshakers’ (formadores) provenientes de diferentes sectores das indústrias criativas”.
Cerca de 50 pessoas já confirmaram a sua presença no evento, adquirindo “pacotes” de três a seis ‘workshops’ à escolha, vendidos até ontem por valores entre os 270 e os 630 euros.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do evento.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]