A Câmara Municipal de Portimão está a colocar nas praias e nos principais pontos daquela cidade algarvia uma rede de suportes de estacionamento para bicicletas. O objetivo é incentivar o uso deste meio de transporte e diminuir a circulação automóvel.
A Câmara Municipal de Portimão está a colocar nas praias e nos principais pontos daquela cidade algarvia uma rede de suportes de estacionamento para bicicletas. O objetivo é incentivar o uso deste meio de transporte e diminuir a circulação automóvel que, nesta época do ano, costuma triplicar no município.
O projeto, denominado “P'ro menino e p'ra menina”, conta com a colaboração do criativo de arte urbana Ricardo Jorge, mais conhecido como Ekofive, que se disponibilizou para transformar bicicletas antigas que estavam nos armazéns da câmara a aguardar o abate em suportes coloridos para novos veículos.
A estas bicicletas antigas o artista juntou 'monos' como matéria-prima, reciclando os materiais e reduzindo, assim, os custos associados ao projeto, marcado pelas cores garridas dos blocos de estacionamento.
Na sequência deste processo de transformação, a autarquia começou, este mês, a instalar dez novos suportes para bicicleta, que vêm juntar-se aos blocos já existentes. Estes suportes foram colocados nas praias da Rocha, Vau, Três Irmãos e Restinga (Alvor), na zona da Torralta, perto do Teatro Municipal de Portimão, no Largo do Dique e no Complexo de Ténis de Portimão.
Um projeto ecológico
Segundo Manuel da Luz, presidente do município, esta é uma iniciativa inovadora em Portimão, já que não tem havido, na cidade, a promoção deste tipo de transporte, usado maioritariamente pelos jovens. Agora, com estes novos suportes, o objetivo é que os ciclistas possam estacionar as bicicletas em segurança.
“É um projeto ecológico, ajuda a reduzir a poluição ambiental e facilita a vida às pessoas que tenham bicicleta e que se queiram deslocar para as praias ou para certos equipamentos municipais”, afirmou, em declarações à Lusa.
Já Ricardo Jorge, o responsável pela personalização dos suportes, admitiu, também à Lusa, a surpresa pelo elevado número de pessoas que aderiram ao conceito, deixando lotados, em certas alturas do dia, alguns dos blocos de estacionamento.
“Quando chegarmos a Outubro, espero vê-los [aos suportes] exatamente como estão”, realçou o artista urbano, fazendo referência ao facto de, muitas vezes, este tipo de equipamentos públicos ser vandalizado.
O projeto de instalação de estacionamentos para bicicletas engloba-se no projeto de âmbito europeu “Transport Learning”, que pretende contribuir para uma maior poupança de energia no transporte urbano.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca