A faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra dinamiza o portal VITEM, onde é possível aceder a vídeos de curta duração sobre boas práticas de saúde e bem-estar. A plataforma é monitorizada por médicos e outros profissionais de saúde, que respondem
A faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra dinamiza o portal VITEM, onde é possível aceder a vídeos de curta duração sobre boas práticas de saúde e bem-estar. A plataforma é monitorizada por médicos e outros profissionais de saúde, que respondem também às questões colocadas pelos utilizadores.Os temas abordados vão desde a sexualidade aos problemas de saúde relacionados com a audição e a visão. A ideia é desmistificar mitos e esclarecer melhor a população quanto às precauções que deve tomar em determinadas situações.
De acordo com o coordenador deste projeto, Mário Zenha Rela, o portal funciona como “um índice do que [o utilizador] pode encontrar na Internet, sobre estes temas”, declara no vídeo de apresentação do canal VITEM.
“O problema da Internet é que tem tanta informação que, por vezes, se torna difícil encontrar o que queremos – e quando encontramos, também não temos a certeza de que essa informação é de confiança”, acrescenta o responsável.
A colaboração dos próprios utilizadores é fundamental para o funcionamento do portal, não só nos fóruns, mas também através das pesquisas que efetuar. “Recolhemos e analisamos essas pesquisas e é isso que nos vai guiar a procurar novos vídeos e a produzir novos conteúdos para lhes dar resposta”, sublinha Mário Rela.
O acesso aos conteúdos é livre, mas a participação nos fóruns requer autenticação via Google, o que permite criar uma área pessoal para armazenar preferências, listas de discussão, avisos para a disponibilização de novos vídeos sobre temas de interesse e outras informações personalizadas.
Utilizando o Cartão de Cidadão como forma de identificação, os utilizadores podem ainda permitir que haja uma comunicação direta entre os profissionais ligados ao canal VITEM e a sua unidade de saúde ou seu médico de família.