A reportagem da SIC acompanhou o mergulho nas Piscinas Municipais de São Brás de Alportel com os monitores de Samuel que destacam a coragem do jovem com síndrome de Down.
“Ter trissomia 21 não foi, ao contrário do que podíamos estar à espera, uma limitação”, garante Rita Raínha, mergulhadora do Hidroespaço que se confessou deliciada com a experiência. “É melhor do que alguma instrução que eu alguma vez possa ter feito”, confessou.
A nova experiência de Samuel foi possível graças à divisão portuguesa da Disabled Drivers International que pretende agora expandir a atividade a todo o país. A instituição conta com uma vasta equipa de 19 mergulhadores qualificados.
Contaram para além do apoio das Piscinas de Alportel, com o contributo da Universidade do Algarve que desenvolveu colunas subaquáticas para que ouvir música debaixo de água.
A Campeã nacional de Paracanoagem foi também convidada para mergulhar com uma máscara especial emprestada por um dos mergulhadores da Ecoceanus, Pedro Barroso.
Carla Ferreira que tem paralisia cerebral, já tinha tentado mergulhar três vezes sem sucesso. “Foi muito bom! Muito muito bom”, disse a atleta paralímpica no fim da experiência de mergulho.
Clique aqui para ver a reportagem da SIC.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]