O The New York Times conta com um artigo de destaque para a porcelana portuguesa da companhia Vista Alegre. O jornal norte-americano apresenta-a como a marca de um intercâmbio cultural de 500 anos entre Portugal e o Brasil.
O The New York Times conta com um artigo de destaque para a porcelana portuguesa da companhia Vista Alegre. O jornal norte-americano apresenta-a como a marca de um intercâmbio cultural de 500 anos entre Portugal e o Brasil, feita a partir de cobalto e ouro.
É mais uma prova de que as criações portuguesas não passam despercebidas no outro lado do Oceano Atlântico. Desta vez as atenções vão para o trabalho da centenária Fábrica de Porcelana da Vista Alegre e para a colecção desenhada pelo brasileiro Brunno Jahara.
“A sua porcelana lembra as riquezas e a turbulência do colonialismo, bem como as suas consequências”, escreve a jornalista Julie Lasky, que falou com o presidente da companhia nos EUA.
Segundo o responsável, os símbolos nos pratos representam dois lados do Brasil contemporâneo. “Pessoalmente, quando olho para eles, penso sempre no tempo quente e nas pessoas lindas daquele país”, refere, indicando os gelados pintados no serviço. “E não podemos esquecer a violência urbana”, acrescenta, apontando para uma pequena arma de fogo, logo ao lado.
A autora acrescenta que a coleção de 31 peças está disponível nas lojas Gracious Home, entre outras, e que os preços vão desde os $29 (21€) e os 481$ (641€).