O censo foi realizado por 72 pessoas, que percorreram mais de mil quilómetros na República Democrática do Congo (RDC), Ruanda e Uganda, e procederam à análise genética de dejetos, o que permitiu identificar cada indivíduo e evitar a duplicação de contagens.
Considerando que o último censo na região, em 2003, registou apenas 380 indivíduos, Augustin Basabose, do IGCP, refere ao jornal Público que esta é uma “recuperação absolutamente espantosa, dos 250 indivíduos que existiam há três décadas”.
Os gorilas de montanha (Gorilla beringei beringei) distribuem-se por 36 grupos na região vulcânica de Virunga, que inclui três áreas protegidas contíguas: o Parque Nacional de Virunga (RDC), Parque Nacional dos Vulcões (Ruanda) e o Parque Nacional Mgahinga Gorilla (Uganda).
O censo agora realizado também visa apurar outros detalhes sobre a espécie, nomeadamente dinâmicas populacionais, distribuição, estrutura da população e composição genética. Essas informações serão incluídas no relatório final do censo, a ser divulgado em 2011.