Segundo um censo oficial do governo indiano, a população de tigres selvagens naquele país aumentou pela primeira vez em dez anos, sendo agora composta por 1.706 animais. Este número corresponde a aproximadamente metade dos tigres selvagens existentes em todo o mundo.
Nos últimos anos, a população destes felinos de grande porte sofreu uma quebra alarmante de 97%; no final do século passado, a Índia abrigava 100 mil tigres selvagens, espalhados por uma área de floresta de 45 mil metros quadrados.
Por isso, a tendência de crescimento registada agora é “muito encorajadora”, referiu o ministro do Ambiente indiano, Jairam Ramesh, em declarações à agência de notícias Associated Press.
“Desta vez, o censo foi realizado em todo o território da Índia, pelo que as nossas estimativas são agora mais rigorosas”, adiantou Rajesh Gopal, membro da organização oficial do governo indiano para a conservação dos tigres.
Para a contagem dos animais foram utilizadas câmaras escondidas em pontos estratégicos das florestas e testes de ADN.
Uma das grandes ameaças à sobrevivência dos tigres é a grande procura de ossos, garras e pêlo daqueles animais em países como a China, Taiwan e Coreia, para uso na medicina tradicional.
[Notícia sugerida pela utilizadora Rita Santos]