A organização European Best Destinations (EBD) acaba de colocar a ponte 25 de Abril, a ponte Vasco da Gama, ambas em Lisboa, e a ponte Dom Luís I, no Porto, entre as 15 pontes mais bonitas da Europa.
A organização European Best Destinations (EBD) acaba de colocar a ponte 25 de Abril, a ponte Vasco da Gama, ambas em Lisboa, e a ponte Dom Luís I, no Porto, entre as 15 pontes mais bonitas da Europa.
No artigo divulgado este mês, o site da EBD explica que “as pontes são essenciais: ligam duas margens, por vezes unindo culturas, regiões e cidades. Servem para transportar comida, água, veículos e pessoas. Algumas pontes europeias são obras de arte pelo que selecionamos para si as mais bonitas da Europa”.
Logo no primeiro lugar da lista surge a ponte 25 de Abril que, explica o artigo da EBD, liga Lisboa à margem esquerda do rio Tejo, onde se encontra a cidade de Almada. O texto conta que a ponte foi inaugurada em 1966 e que, em 1999, foi acrescentada à estrutura a linha de comboio.
“Por causa da sua estrutura suspensa e da cor semelhante, esta ponte é muitas vezes comparada com a ponte Golden Gate de São Francisco (EUA). Com 2,277 metros de comprimentos, é a 23.ª maior ponte suspensa do mundo. Até 1974, a ponte chamava-se Salazar. O nome atual, 25 de Abril, celebra a Revolução dos Cravos”, acrescenta o artigo.
A ponte mais carismática da Invicta surge no 5.º lugar da lista e é descrita como sendo o “emblema da cidade”. A EBD recomenda aso seus leitores que façam uma “viagem de barco por baixo desta ponte espantosa ou que a percorram a pé para apreciar esta obra de engenharia. O tabuleiro inferior chega a Vila Nova de Gaia e as suas caves e o tabuleiro superior oferece uma vista perfeita sobre a cidade”.
O artigo conta ainda que a ponte foi desenhada por um discípulo de Eiffel, Teófilo Sayrig, sendo inaugurada em 1886. A Ponte Dom Luís I “tem 395 metros de comprimentos e oito de largura e o seu arco é considerado um dos maiores arcos em ferro forjado”, acrescenta o texto.
A ponte Vasco da Gama, a maior ponte da Europa, surge em 14.º lugar. Com 17.2 quilómetros de comprimentos, a EBD explica que a ponte começou a ser construída em 1995 e foi inaugurada em 1998 para a Expo 98.
A Tower Bridge, em Londres, a Ponte Vecchio, em Florença, e a ponte Rialto, em Veneza, são algumas das outras construções selecionadas para o artigo.
A European Best Destinations é uma organização de turismo com sede em Bruxelas que foi criada para promover a cultura e o turismo na Europa, em parceria com as entidades turísticas de cada país.
Clique AQUI para consultar o artigo (em inglês).
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes