A vila minhota de Ponte de Lima tem uma nova heroína: Foxy, uma cadela que, esta quinta-feira, encontrou um homem de 78 anos desaparecido há quase uma semana do lar onde vivia. Graças ao "faro" apurado do animal, o idoso foi resgatado.
A vila minhota de Ponte de Lima tem uma nova heroína: Foxy, uma cadela que, esta quinta-feira, encontrou um homem de 78 anos desaparecido há quase uma semana do lar onde vivia. Graças ao “faro” apurado do animal, o idoso foi resgatado a tempo pelos bombeiros.
A história é avançada pelo Jornal de Notícias (JN), que falou com Carlos Lima, comandante dos bombeiros voluntários de Ponte de Lima. O responsável revelou àquela publicação que o homem, Joaquim Dias, foi encontrado “subnutrido” e “com feridas” num talude a cerca de um quilómetro de distância do lar, onde deverá ter estado “dois ou três dias”.
Alexandra Pereira, dona da Foxy – cadela que tinha, ela própria, sido salva pela Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua e, foi, depois, adotada pela família Pereira -, contou ao JN que foi o comportamento estranho desta amiga de quatro patas que chamou a sua atenção e a do marido.
“Costumamos levar a cadela àquela zona para passear e, desta vez, ela ia sempre para um sítio específico. O meu marido percebeu que se passava alguma coisa e foi então que espreitou e viu o homem no talude”, recordou, em declarações àquele jornal.
“Se não fosse a cadela, a gente não se tinha apercebido de que o senhor estava ali. Ela também foi encontrada muito debilidade e, depois, foi adotada por nós. No fundo, ela foi salva e salvou uma vida”, congratulou-se a dona.
Em pleno Dia do Pai, o ato heróico da cadela foi recebido com enorme alegria e alívio pela família do idoso, em particular pela filha, Inês Dias. Entrevistada pelo JN, Inês disse ter chorado “de felicidade” quando soube que o pai tinha sido encontrado.
“Tivemos sempre a esperança de que o meu pai estava vivo. Devo o meu agradecimento à Foxy e ao dono, mas também à minha família e ao lar, onde foram incansáveis nas buscas”, frisou a filha de Joaquim Dias, que está, neste momento, a ser tratado no Hospital de Viana do Castelo.