Neste momento, 20 pessoas usufruem do serviço que, para funcionar em pleno, requer um telefone e uma lista de contactos que as IPSS possam utilizar em situações mais urgentes ou quando o utente, por algum motivo, não atende uma chamada.
Foi o que aconteceu com Maria Domingues, 90 anos, uma das primeiras pessoas a aderir ao serviço de teleassistência. Ao tentarem contactá-la sem sucesso, os assistentes do serviço contactaram a sua vizinha e melhor amiga, que imediatamente acorreu à casa de Maria Domingues, como reportou a RTP. Felizmente, tudo estava bem.
Numa situação extrema, os idosos podem contactar a IPSS diretamente sem terem que se deslocar até ao telefone, bastando-lhes apenas carregar no devido botão que se encontra na pulseira que nunca devem tirar.
Apesar de a teleassistência garantir mais segurança aos idosos, a Câmara entende que o ideal seria poder prestar vigilância mesmo durante a noite. Contudo, havendo falta de meios para concretizar esse desejo, o empenho canaliza-se na íntegra para o bom funcionamento do sistema atual, que faz com que Maria Domingues e outros 19 utentes não se sintam tão sós.