A nova aposta pedagógica do IPLeiria integra cursos online abertos e massivos (MOOC – Massive Open Online Courses), que são gratuitos e dirigidos a vários perfis de estudantes e ao público em geral. A inscrição é imediata e permite o acesso a um curso a partir do primeiro registo.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Rita Cadima, diretora da UED, esclarece que a plataforma UP2U “visa a transferência de conhecimento do Instituto para a sociedade”.
Os recursos educativos e atividades de cada curso são rigorosamente planeados por uma equipa multidisciplinar com valências científicas, pedagógicas e tecnológicas, no sentido de promover a aquisição das temáticas abordadas e permitindo testar conhecimentos.
“A comunicação entre participantes é possível com recurso a fóruns de discussão, possibilitando uma participação autónoma e flexível à medida de cada um, num espírito de entreajuda e cooperação entre pares”, acrescenta a docente.
Cursos online: Uma tendência global
A plataforma Coursera foi criada em janeiro de 2012 e conta com cerca de 600 cursos, e já atingiu mais de 22 milhões de estudantes inscritos, oriundos de 190 países, com um crescimento superior ao do Facebook.
Já a plataforma UNED COMA, criada em outubro de 2012, registou em seis meses 278 mil alunos matriculados em 20 cursos, acumulando mais de 1,100 milhão de visitas e 250 mil horas de experiências de aprendizagem.