Um polícia espanhol está a ser visto como um herói no país vizinho depois de ter salvo uma mulher que desmaiou e caiu na linha do metro numa estação de Madrid.
Um polícia espanhol está a ser visto como um herói no país vizinho depois de ter salvo uma mulher que desmaiou e caiu na linha do metro numa estação de Madrid. Independentemente de estar fora de serviço e apesar de ter arriscado a vida, Rúben A.G. diz que voltaria a fazer o mesmo “porque também é para isso que servem os polícias”.
A mulher, mais tarde identificada como Maria Luisa N., de 51 anos, encontrava-se à espera do metropolitano quando perdeu os sentidos e caiu na linha na estação de Márques de Vadillo, na capital espanhola, pouco tempo antes da chegada do comboio.
Ao ouvir o impacto do corpo ao cair, o agente espanhol não hesitou e saltou para a linha para a resgatar. “O metro estava a chegar, já via os focos de luz, e por isso atirei-me para salvar a mulher. Agarrei-a pelas axilas e arrastei-a até à linha oposta” onde não havia perigo, contou o homem, de 38 anos, citado pela agência EFE.
Rúben A.G. admitiu que, por alguns segundos, temeu que o comboio fosse atingi-los e que “só pensava em correr e correr”. A sorte acabou por estar do lado de ambos, visto que o maquinista conseguiu travar instantes antes de entrar na estação, evitando o pior.
Depois de arrastar a mulher para a outra linha, o polícia contou com o apoio de vários outros utentes daquele meio de transporte, que o ajudaram a colocá-la de volta na plataforma, onde um dos passageiros, um médico, a ajudou a recuperar a consciência antes da chegada da equipa de emergências.
Embora considere o que aconteceu uma simples “casualidade”, Rúben A.G tem sido louvado pelo seu ato heróico e foi até reconhecido pelo Ministério do Interior espanhol. Jorge Fernández Díaz, o ministro responsável por aquela pasta, telefonou, inclusive, ao polícia, para expressar o seu orgulho em contar com homens tão dedicados à sua profissão.
De salientar que esta não é, porém, a primeira vez que o espanhol mostra a sua coragem. O ano passado, quando se encontrava de férias na Croácia, o homem atirou-se a um lago naquele país para salvar uma menina de quatro anos que estava a afogar-se.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e David Ferreira]