Um vídeo da UNICEF publicado há menos de 24 horas já é viral no Facebook. Trata-se de uma experiência social em que podemos observar a forma como as pessoas tratam uma menina dependendo das roupas que ela veste.
Um vídeo da UNICEF que alerta para a discriminação de cidadãos pobres foi publicado há menos de 24 horas já tem mais de 2.5 milhões de visualizações e 65 mil partilhas no Facebook.
Trata-se de uma “experiência social” dividida em duas partes. Na primeira, uma criança muito bem vestida e com o cabelo arranjado caminha por locais públicos e interage com as pessoas à sua volta. Na segunda, a mesma atriz faz exatamente o mesmo percurso, mas desta vez com a cara suja, o cabelo despenteado e as roupas andrajosas.
O vídeo choca pela reação das pessoas que é drasticamente distinta dependendo de qual versão da menina Anano encontram. Quando a menina está bem vestida, várias pessoas perguntam se está perdida ou se necessita de ajuda e falam com sorrisos na cara.
Na versão em que Anano está mal arranjada, as pessoas mal olham para ela, muitos escondem as malas com medo de serem roubados, e há mesmo uma pessoa que chega a pedir a um empregado de restaurante para tirar a menina dali.
Leia também: UNICEF quer salvar 45 milhões de crianças
O vídeo, gravado na Geórgia, acaba com a Anano de 6 anos a sair de um restaurante em lágrimas, magoada pela forma com as pessoas a trataram.
“Isto deixou-me triste. Não sei. Só porque a minha cara estava coberta de fuligem e as minhas roupas estavam sujas, estavam todos a dizer para eu ir-me embora”, disse a pequena.
A mensagem que a UNICEF tenta passar é clara: "Imagine como se sentem milhares de crianças que são afastadas todos os dias. A mudança começa quando
escolhermos dar-lhes atenção".
Comentários
comentários