A dotação orçamental global do programa foi reforçada em 10 milhões de euros, subindo para um valor de 24,6 milhões de euros que serão distribuídos pelas PMEs que forem selecionadas, em vales de fundo perdido, até 15 mil euros. Podem participar no concurso todos os projetos de Portugal Continental.
Este valor destina-se a apoiar, de forma simplificada, a aquisição de serviços de consultoria e de apoio à inovação e ao empreendedorismo por parte de PME, para resposta a necessidades específicas da empresa, no sentido do aumento da sua competitividade.
O programa está dividido em duas modalidades. No formato Vale Empreendedorismo destina-se a empresas que necessitem de serviços de consultoria, como elaboração do plano de negócio ou serviços para a proteção e comercialização dos direitos de propriedade intelectual e industrial.
O modelo Vale Inovação visa o apoio à aquisição de serviços de consultoria de inovação, abrangendo apenas as atividades de assistência tecnológica, serviços de investigação e desenvolvimento tecnológico e de serviços de transferência de tecnologia.
O concurso foi lançado no dia 24 de Outubro do ano passado e vai decorrer até ao dia 13 de Novembro deste ano, repartido por seis fases com datas limite para a apresentação das candidaturas. As candidaturas da terceira fase estão abertas até ao dia 13 de Maio.
O Compete é um Programa Operacional de Fatores de Competitividade, integrado no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), que visa criar dinâmicas para melhorar a competitividade da economia no quadro europeu e global.
Pode consultar mais informações AQUI.