por redação
Imagine que tem um animal de estimação que precisa de ser assistido por um médico veterinário, mas não consegue levá-lo à Clinica. A plataforma FoundVet permite-lhe localizar um profissional para prestar assistência ao domicílio.
Este projeto inovador, criado por uma start-up da incubadora de empresas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), baseia-se numa plataforma tecnológica que permite aos tutores de animais de estimação solicitarem um profissional veterinário para prestação de serviços médicos-veterinários, na residência.
“O pedido é feito através de uma aplicação mobile multiplataforma ou de uma web aplicação, que disponibiliza uma lista de profissionais, de acordo com a sua geolocalização, permitindo aos tutores de animais selecionar e receber comodamente em sua casa serviços médico-veterinários, evitando o transporte e a deslocação dos animais e zelando assim pelo seu bem-estar”, explica João Bordelo, um dos responsáveis do projeto.
O projeto foi recentemente distinguido na 7ª edição do concurso “Montepio Acredita Portugal” destinada a projetos relacionados com novas Tecnologias de Informação e apoiada pela KCS iT. Neste concurso, a FoundVet, venceu o prémio K.Tech.
A FoundVet é uma start-up constituída por uma equipa multidisciplinar de que fazem parte João Bordelo, doutorando em Ciências Veterinárias UTAD, Rúben Craveiro e Nelson Fernandes, dois ex-estudantes do curso de Comunicação e Multimédia também da UTAD, Catarina Coelho, finalista de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade Lusófona e Hugo Araújo, finalista do curso de Design da Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos.
Agora, como vencedora do prémio tecnológico, a FoundVet irá beneficiar de apoio de empresas consultoras especializadas para a sua entrada no mercado, através da atribuição de uma bolsa de horas para implementação das melhores práticas ao nível de PMI (Project Management Institute).