Já há números muito interessantes disponibilizados pela plataforma DECO Causa Efeito, a mais recente iniciativa da DECO PROTESTE que pretende perceber, até 13 de maio, o que mobiliza os portugueses. São 64 as causas já publicadas em www.decocausaefeito.pt, e, de todas as áreas nas quais é possível publicar causas, os “Bens e Consumo” ocupam o topo do ranking com maior número de causas publicadas – até agora com 12 – logo seguido pelos “Serviços do Estado”, com 11 causas.
“O consumidor é sempre o nosso ponto de partida. Na DECO PROTESTE, queremos que esta relação seja próxima e direta, numa posição de grande abertura perante a sociedade. Estamos a acompanhar com interesse a informação que nos chega diretamente dos consumidores”, explica Rita Rodrigues, Relações Institucionais da DECO PROTESTE. Seguindo esta lógica de maior intervenção dos consumidores no campo de atuação da associação, a DECO PROTESTE quer defender a causa que reúna o maior número de apoiantes e, para isso, chama os portugueses a uma participação ativa, quer na criação de novas causas, quer na votação de causas já lançadas.
A liderar os números de causas mais elevados, as áreas de “Bens e Consumo” e de “Serviços de Estado” representam em conjunto cerca de 36% do total de causas. Apesar disto, a causa que vai na liderança de número de apoiantes vem da área da Educação e propõe uma estratégia de ação de combate ao lixo marinho para suportar a limpeza nas praias. A disputar de forma renhida o primeiro lugar está uma causa que visa o fim das fidelizações das operadoras de comunicação e a melhoria dos serviços de apoio aos clientes.
De entre as causas que lideram com maior número de apoiantes, encontramos várias que são já bandeiras da DECO PROTESTE, como a redução de IVA nos bens e serviços essenciais ou a manutenção dos dois anos de garantia dos produtos, que está agora em risco. Por outro lado, foram publicadas também causas que vão além da ação que a DECO PROTESTE tem prosseguido. “Hoje os próprios consumidores exigem de nós uma atitude diferente. A defesa dos consumidores é, cada vez mais, cidadania”. Este era um dos objetivos da associação ao lançar esta iniciativa: perceber as causas pelo bem comum que movem os portugueses e em que áreas é que os consumidores consideram que a defesa da DECO PROTESTE pode constituir uma mais-valia.
A DECO Causa Efeito é uma plataforma online que promove a participação cívica ativa ao convidar os portugueses a exporem as causas que os preocupam e a conquistarem o voto de quem se identifica com o tema. De 20 de março a 13 de maio, a plataforma está aberta à exposição de situações do dia-a-dia e que se reflitam no bem comum. A causa mais votada será defendida pela DECO PROTESTE durante este ano. Para além da causa vencedora, as causas com mais de 100 votos terão também destaque na revisto DECO PROTESTE.