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O Plano Nacional de Leitura (PNL), em vigor há cinco anos, “ajudou a reforçar as competências de leitura” das crianças e jovens, que dão hoje mais importância ao ato de ler, revelou um estudo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
A pesquisa é o resultado de uma avaliação aos cinco anos de atividade do PNL, desde que foi criado em 2006, na promoção de hábitos de leitura entre os mais novos e, em particular, em ambiente escolar.
António Firmino da Costa, responsável pelo estudo, divulgou os resultados em Lisboa na conferência internacional do PNL, que se realizou entre os dias 13 e 14 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian.
Segundo a Lusa, o investigador disse, na conferência internacional, que estes resultados são “encorajadores” para o futuro do projeto.
O site oficial do PNL explica que o “Plano Nacional de Leitura tem como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus”.