O hábito de armazenamento em discos rígidos pode estar a chegar ao fim. A Hitachi, empresa de tecnologia japonesa, apresentou esta semana uma placa de quartzo capaz de armazenar dados de forma mais segura e duradoura.
O protótipo criado pela empresa é um vidro com 2 centímetros quadrados de área, 2 milímetros de espessura e feito de quartzo (um cristal bastante resistente que existe em abundância na Terra).
A grande vantagem desta tecnologia é a sua durabilidade. Este material é resistente ao calor, radiação, água e a inúmeros elementos químicos, por isso, a Hitachi afirma que os dados podem durar milhões de anos, sem correrem o risco de serem danificados.
Segundo o fabricante nipónico, através de um laser, gravam-se pequenos pontos no vidro, que são lidos por uma máquina (um microscópio ótico) e interpretados como dados. Assim, as informações armazenados nas placas de quartzo podem ser lidos pelas computadores através de um código binário.
Esta placa de vidro armazena 40MB de dados por polegada, o que lhe confere a capacidade de guardar grandes quantidades de informação.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]