por redação
Com o lema “Queremos voar”, a campanha de apoio a pessoas com deficiência intelectual e multideficiência decorre até 28 de maio, juntando-se ao Ano Europeu do Turismo Acessível.
Rogério Cação, vice-presidente da Fenacerci, em declarações à agência Lusa diz que o tema da campanha significa uma ideia de emancipação da pessoa com deficiência. “Voar para as pessoas com deficiência significa atingir a sua autonomia, significa poder decidir, significa poder conhecer novas pessoas, novas paragens, atingir novos conhecimentos, ter novas oportunidades e ir mais longe”.
Cação falou sobre a campanha e revelou que este ano terá “um pirilampo trintão, mas com a mesma vitalidade que tinha no ano em que foi lançado, em 1987”, a “espalhar a mesma mensagem de solidariedade”, de “defesa dos direitos das pessoas com deficiência”.
O preço dos pirilampos mágicos é de dois euros, mas também estarão à venda artigos como “pins”, sacos, canecas, t-shirts e chávenas. Também será lançado um segundo livro com o título “Voar com o pirilampo mágico”, integrado no Plano Nacional de Leitura, disse o vice-presidente.
Neste ano a campanha de apoio conta com o apoio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Rogério Cação sublinha que “esta credibilidade tem beneficiado imenso com o facto de termos muitas figuras públicas associadas à campanha”.