Uma pilha que dura para sempre e que pode ser recarregada em apenas três segundos através do movimento é a mais recente invenção da start-up francesa Pilo.
Uma pilha que dura para sempre e que pode ser recarregada em apenas três segundos através do movimento é a mais recente invenção da start-up francesa Pilo. A bateria ecológica AA, que recebeu o nome da empresa, foi apresentada, em França, na última edição do Paris Founders Event.
Em entrevista ao site francês Rude Baguette, que, ao longo dos últimos meses, tem apresentado o trabalho de várias jovens companhias gaulesas, Nicolas Toper, diretor executivo e cofundador da Pilo, explica que a pilha é “100 vezes melhor do que as convencionais”.
“[A Pilo] está sempre pronta a usar, dura muito mais que uma pilha normal e é amiga do ambiente. Sempre que a abanamos, estamos a carregá-la”, esclarece Toper, que acrescenta que a bateria é uma escolha particularmente acertada para dispositivos que estão em movimento com frequência, como comandos de televisão ou 'joysticks'.
Segundo o responsável da Pilo, a ideia de criar esta pilha inovadora surgiu espontaneamente. “Não houve um momento mágico. Lembrei-me de a desenvolver quando precisei de ligar a minha televisão e não tinha pilhas que funcionassem. A necessidade é a mãe da invenção, certo? Depois, percebi que podia ser um produto capaz de mudar o mundo”, recorda.
Ao contrário das pilhas tradicionais, a Pilo está disponível a qualquer momento: basta abanar. Além disso, é uma solução limpa e que pode ser reciclada e, embora custe um pouco mais do que as pilhas recarregáveis normais – 10 dólares (cerca de 7,70 euros) o par -, trata-se de um investimento que se faz apenas uma vez.
Nicolas Troper acredita que o desenvolvimento da Pilo é “uma enorme oportunidade para criar dispositivos eletrónicos sem pilhas.” “Imaginem um mundo onde o comando da televisão funciona sempre, ou o rato sem fios, ou o 'joystick' da consola… é isso que queremos fazer e comercializar. As pilhas AA são só o início da jornada”, promete.
Embora a Pilo ainda não esteja à venda, já é possível pré-encomendar um par no site oficial da start-up. Os envios do produto para todo o mundo vão começar a ser feitos no mês de Outubro.
Clique AQUI para saber mais sobre a Pilo na página da empresa (em inglês).
Notícia sugerida por António Resende