Segundo o comunicado da Câmara Municipal de Lisboa, na Praça Duque de Saldanha os passeios vão ser alargados junto às fachadas dos edíficios, e a circulação à volta da praça vai ser relocalizada na zona onde se encontra atualmente o estacionamento e as praças de táxis. O trânsito na Av. Praia da Vitória será cortado, com a introdução de árvores, sendo o tráfego automóvel encaminhado para a Av. Tomás Ribeiro.
Já mais abaixo, na zona do Forum Picoas e edíficio Imaviz, a viragem à esquerda na Av. Fontes Pereira de Melo será retirada e o passeio que se encontra à frente dos dos edifícios vai ser alargado, retirando todo o estacionamento, que será relocalizado.
As zonas de Picoas e do Saldanha vão ter os passeios mais largos e novos espaços verdes e ciclovias
Nesta zona está também prevista a colocação de zonas verdes com árvores, bancos e uma ciclovia em ambos os lados da avenida. O objetivo “não é reduzir o fluxo de trânsito, mas diminuir o impato do automóvel e dar prioridade aos peões”, pode ler-se no mesmo comunicado, divulgado esta terça-feira no site da autarquia.
A apresentação das intervenções decorreu esta segunda-feira em Lisboa, no âmbito do programa 'Uma Praça em cada Bairro', que tem como objetivos “melhorar a qualidade do espaço público, aumentar o espaço pedonal, privilegiar as deslocações sustentáveis e promover a apropriação e fruição dos espaços públicos pela comunidade.
No encontro estiveram presentes Margarida Martins e Daniel Gonçalves, presidentes das juntas de freguesia de Arroios e Avenidas Novas, respectivamente, e juntamente com o arquiteto Pedro Dinis.
Estas propostas apresentadas surgiram na sequência de sugestões deixadas pela população, bem como de um debate realizado com os moradores no dia 04 de Dezembro.
O programa 'Uma Praça em cada Bairro' está aberto às sugestões dos habitantes da capital, e em cada semana do mês, são divulgadas as propostas escolhidas pela autarquia. Até ao dia 30 de Abril, os lisboetas poderão participar na terceira fase do projeto.