O jovem, que frequenta a classe de piano do experiente pianista Álvaro Teixeira Lopes, foi o único português premiado no conjunto das categorias A e B.
Foi em duas rondas, a primeira com “Prelúdio e Fuga BWV 848″ de Bach, Estudo Opus 25, nº 11” de Chopin e “Scherzino” de Armando José Fernandes, e a segunda com “Variações em Fá Menor” de Haydn e “Balada nº 1, Opus 23”, de Chopin, que o aluno do primeiro ano de Música da classe de Álvaro Teixeira Lopes conseguiu convencer o júri internacional do Concurso Sta. Cecília.
João Teixeira começou a ter aulas de piano aos 14 anos, mas só aos 17 se tornou uma prática mais regular, sendo que um ano depois passou a ser seguido por Álvaro Teixeira Lopes, no Curso de Música da Universidade de Aveiro.
Para além das provas de piano, realizaram-se também provas de violoncelo e de guitarra, nas quais os concorrentes foram postos à prova e avaliados por um júri composto por músicos de diversas nacionalidades.
Aos seus 20 anos, João Teixeira já conseguiu ser premiado em diversos concursos. Apesar de ter outras áreas de interesse, o jovem pianista pretende seguir a sua carreira como músico, avança um comunicado de imprensa da Universidade de Aveiro.