Um grupo de pessoas com síndrome de Down, em conjunto com familiares sem essa anomalia genética, vai testar a elasticidade e resistência do corpo numa massagem tailandesa, em que as terapeutas utilizam os polegares, mãos, antebraços, pés, joelhos e até o queixo para pressionar e esticar os membros, de forma a obter os benefícios desejados.
A iniciativa realiza-se com utentes da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e respetivos pais ou outros familiares na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, às 10h00, e tem como objetivo destruir preconceitos, sensibilizar para a inclusão e promover a saúde.
Esta ação marca o arranque de uma parceria solidária assinada entre a APPACDM de Lisboa e o Thai Way Spa. A partir deste mês de setembro, este espaço disponibiliza, de forma solidária, os seus serviços àquela instituição sem fins lucrativos.
Conscientes dos problemas com que estas famílias se deparam, o Thai Way Spa quer ajudar a aliviar a pressão do quotidiano, potenciar a saúde e mostrar que é possível usufruírem bons momentos em conjunto.
A obesidade está entre as principais questões de saúde com que se deparam pessoas com síndrome de Down. O excesso de peso provoca cansaço, lentidão e desequilíbrio, desmotivando para a realização de várias atividades.
A massagem tradicional tailandesa beneficia mente e espírito como um todo e auxilia o pleno desenvolvimento, em particular dos portadores de necessidades especiais, como a síndrome de Down.
O Thai Way Spa – http://thaiwayspa.pt/ – é um espaço de bem-estar e relaxamento que cumpre com rigor os princípios da tradição da massagem tailandesa. A funcionar em Cascais, conta com cinco terapeutas tailandesas, que provêm das melhores escolas da Tailândia, certificadas internacionalmente.
Com 56 anos de existência, a APPACDM foi criada para dar resposta às necessidades e potencialidades das pessoas com deficiência intelectual e incapacidade e das suas famílias.
A massagem tradicional tailandesa é uma técnica com mais de 2.000 anos. Trata-se de uma mistura de conhecimento médico indiano com a Medicina Tradicional Chinesa.
Em sessões que duram entre uma a duas horas, o paciente está vestido com um pijama de algodão e, sem recorrer a óleos, a massagem consiste na aplicação de pressões e alongamentos, por vezes, intensos, em determinadas partes do corpo, conduzindo a uma profunda sensação de leveza e desbloqueio de emoções.
Eis alguns benefícios da massagem tailandesa:
. reforça o sistema imunitário
. dissolve os bloqueios de energia
. melhora a respiração
. ajuda na artrite e dores nas costas
. tonifica o corpo e reforça as articulações
. diminui o processo de envelhecimento
. alivia o stresse e a ansiedade
. ajuda a desintoxicar o corpo
. aumenta a flexibilidade
A massagem tailandesa é cada vez mais procurada para relaxamento global e para alívio das tensões causadas pelo stresse do quotidiano.
Esta parceria entre a APPACDM e o Thai Way Spa acontece numa altura em que se assinalam os 500 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Portugal e a Tailândia.