Os componentes bioativos dos pêssegos, das ameixas e das nectarinas podem ser um aliado no combate à diabetes e às doenças cardiovasculares, mostrou um estudo norte-americano.
Os componentes bioativos dos pêssegos, das ameixas e das nectarinas podem ser um aliado no combate à diabetes e às doenças cardiovasculares. A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo Texas AgriLife Research, nos Estados Unidos, que aponta estes frutos com caroços como uma “arma de defesa”.De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira pelo Texas AgriLife Research, os componentes destes três frutos podem ter um impacto positivo no chamado “síndrome metabólico”, responsável pela obesidade e consequentes inflamações.
“Os nossos estudos mostraram que algumas frutas com caroço, nomeadamente pêssegos, ameixas e nectarinas, têm componentes fenólicos com propriedades anti-inflamatórias, anti-diabéticas e anti-obesidade”, afirma Luis Cisneros-Zevallos, cientista alimentar na AgriLife Research.
Estas propriedades são, também, importantes no combate do colesterol LDL, aquele associado às doenças cardiovasculares. O investigador avançou que, face ao aumento dramático do número de casos de obesidade, cresce igualmente a preocupação com as doenças que ela possa desencadear.
O estudo efetuado detetou, pela primeira vez, em frutas, elementos bioativos capazes de atuar em diferentes frentes de uma doença, através de substâncias como antocianinas e ácido clorogénico, com ação em células distintas.
Os cientistas pretendem continuar os estudos, sendo a próxima etapa destinada aos testes em ratos. Os resultados deverão ser apresentados em Agosto na American Chemical Society, em Filadélfia (EUA).
Clique AQUI para aceder ao comunicado (em inglês).