O professor japonês Izumi Tabata desenvolveu um treino de alta intensidade, conhecido por high-intensity interval training (HIIT), que garante estimular a força dos músculos e melhorar o sistema cardiovascular dos atletas, como num treino normal de corrida ou bicicleta.
É um treino simples, de apenas quatro minutos, com séries intensivas de vinte segundos e apenas dez segundos de descanso entre cada uma delas. De acordo com Tabata, qualquer exercício pode ser aplicado a este treino, sendo que o ideal é não trabalhar o mesmo grupo muscular em dias consecutivos.
Mais do que intensidade, o segredo do treino é ter objetivos e estabelecer metas, para fazer o máximo de repetições possíveis em cada série. No total, o HIIT é composto por oito séries e deve ser praticado cinco vezes por semana.
O professor Tabata comprovou os resultados deste treino através de um estudo em que comparou duas equipas japonesas de patinagem, durante seis semanas, uma com treinos longos e moderados e outra com treinos intensivos de quatro minutos.
A vantagem em relação ao treino tradicional é que, além de curto, o HIIT permite queimar até 150 calorias nas 12 horas após o treino, mesmo em repouso.
No entanto, Tabata recomenda que o atleta procure aconselhamento médico antes de iniciar o treino e, posteriormente, tenha um treinador que regule a intensidade da atividade física.
Clique AQUI para saber mais (em inglês) sobre este tipo de treino de alta intensidade.