Além de saborosas, são ricas em vitaminas, minerais, ácidos gordos e ómega 3. Patrícia Borges, docente do Instituto Politécnico de Leiria, é responsável pela criação destas almôndegas de cavala que, em breve, chegam aos supermercados.
Além de saborosas, são ricas em vitaminas, minerais, ácidos gordos e ómega 3. Patrícia Borges, docente do Instituto Politécnico de Leiria, é responsável pela criação destas almôndegas de cavala que, em breve, chegam aos supermercados.
As almôndegas de cavala surgiram a partir de uma proposta feita a Patrícia Borges pela Receituarium, empresa de Peniche que irá assegurar a produção e comercialização junto das superfícies comerciais, de cantinas escolares e de empresas.
As almôndegas de cavala serão comercializadas em embalagens de 1 kg e estarão disponíveis em três variedades: somente pescado, vegetais e especiarias.
Além de dar mais sabor às refeições dos consumidores portugueses, este produto pretende incentivar a prática de hábitos alimentares mais saudáveis. Por outro lado, o projeto pretende contribuir para escoar a captura de cavala, apresentando assim um elevado índice de sustentabilidade ambiental para a região de Peniche.
Patrícia Borges considera que estes produtos “podem vir a ter um impacto muito positivo nos hábitos de alimentação dos portugueses em especial das crianças, que normalmente preferem a carne ao peixe, daí o objetivo de distribuir estes produtos nas cantinas escolares”.
A mesma docente concebeu também recentemente hambúrgueres de cavala, a pedido da mesma empresa
Além do elevado valor nutricional da cavala, que brevemente poderá se encontrada em formato de almôndegas, a docente destaca a facilidade e rapidez com que o produto poderá ser confecionado em nossas casas, no dia-a-dia, em que muitas vezes todos os minutos contam.
Cavala: rica em vitaminas, ácidos gordos e ómega 3
Do ponto de vista nutricional, Patrícia Borges explica que “a cavala integra a classificação de peixe azul, rica em ácidos gordos ómega 3, que aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o mau (LDL)”.
A chef e docente da da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPLeiria acrescenta ainda que “a cavala é um peixe rico em vitamina A, B6, B12, C, D, E, bem como sais minerais – cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e selénio”.
A mesma docente concebeu também recentemente hambúrgueres de cavala, a pedido da mesma empresa, que já estão à venda no circuito da grande distribuição, sendo que ambos os produtos se destinam ao consumidor médio.
Comentários
comentários