O projeto, desenvolvido em parceria da Indústria de Panificação e Restauração e da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, conta com 30 restaurantes e padarias aderentes, que vão aplicar um conjunto de medidas para prevenir a ingestão excessiva de sal por parte dos seus clientes.
As padarias aderentes produzem já 30 mil unidades de pão com menos sal: 14 gramas por cada quilograma, como será estabelecido pela nova lei, em agosto.
Por isso, alguns estabelecimentos vão criar novos pratos sem sal, outros optam por servir as saladas sem qualquer tempero, deixando-o ao gosto de cada um – tudo ao abrigo da nova campanha “Menos sal, o mesmo sabor, mais saúde”.
Alberto Santos, presidente da Câmara de Penafiel, explica que o objetivo da iniciativa “é essencialmente alertar a população para os riscos da hipertensão na saúde, incentivando os próprios estabelecimentos comerciais aderentes, da restauração e panificação, a serem também eles agentes de mudança ao influenciaram os seus clientes a adoptar estilos de vida saudáveis, como seja a redução do consumo do sal”, diz ao jornal local A Verdade.