Um novo conceito de táxi está a chegar a Lisboa. No início da Primavera, já vai ser possível percorrer a cidade num táxi movido a pedais: o Pedicab. Um veículo mais ecológico que promove a mobilidade sustentável, contam os mentores do projeto ao Boas
Um novo conceito de táxi está a chegar a Lisboa. No início da Primavera, já vai ser possível percorrer a cidade num táxi movido a pedais: o Pedicab. Um veículo mais ecológico que promove a mobilidade sustentável, contam os mentores do projeto ao Boas Notícias.
Por Sara Cunha
Os famosos táxis a pedais – popularmente chamados de riquexós e muito utilizados nos países asiáticos, nos EUA e em algumas das principais cidades da Europa – vão ser agora lançados em Lisboa pela Pedicab Portugal.
A ideia partiu da loja Bike Pop, associada à Post – Cooperativa de Ação e Intervenção Cultural, que tem vindo a implementar uma série de iniciativas ligadas aos veículos de duas rodas.
“O Pedicab é uma forma de mostrar que se pode dar um uso diferente às bicicletas”, revela Sandro Araújo, responsável pelo projeto, ao Boas Notícias.
Sandro defende que os táxis a pedais têm várias “vantagens em relação aos outros transportes”: “São mais ecológicos. Não fazem barulho, não produzem poluição, são seguros e nalguns casos são mesmo mais rápidos. Vão contribuir para mudar a tendência de utilizarmos só a bicicleta para uso pessoal”.
O objetivo do projeto passa por “criar uma nova área de negócios no âmbito do espaço Bike Pop, aumentar a mobilidade dos clientes e criar postos de trabalhos sustentáveis”. O projeto tem já vários interessados dispostos a 'dar ao pedal' pelas ruas da cidade, tornando-se assim numa nova espécie de taxistas.
Primeiros Pedicab pedalam na Primavera
Nesta fase inicial, a Pedicab vai ter apenas dois táxis que têm estado a ser testados e que “vão estar a funcionar a 100% a partir da Primavera”, já que “a utilização do veículo é mais agradável com o bom tempo”.
Os táxis a pedais, com capacidade para cerca de 320 quilos, são auxiliados por um motor elétrico e transportam no máximo três pessoas. Os preços das viagens ainda estão a ser definidos mas haverá um “conjunto de tarifas fixas de acordo com distâncias pré-definidas”. Este serviço está pensado para funcionar até as duas da manhã.
Para poder usufruir do táxi a pedais o utilizador pode fazer uma marcação pelo telefone ou através de um site, ainda em desenvolvimento, onde poderá encontrar tudo sobre os pedi cabs. Também é possível marcar uma viagem dirigindo-se à Bike Pop, localizada no Largo do Intendente, em Lisboa.