Defendendo a vivência sustentável em espaço urbano e a utilização da bicicleta como transporte prioritário, o Pedal nasce da “necessidade de criar mais plataformas e marcar uma presença para que este movimento se torne algo real na nossa sociedade e nas mentalidades das pessoas”, explica o comunicado de imprensa do novo jornal.
Acima de tudo, o Pedal é “também um manifesto, um diálogo de ideias e, ao mesmo tempo, uma tentativa de conseguir trazer para Portugal uma atitude comum noutras metrópoles europeias — o uso da bicicleta como meio de transporte — e a partir daí usar essa atitude para fazer mais, para além do que este jornal possa sugerir”, lê-se no editorial da primeira edição.
No Pedal é possível encontrar entrevistas e reportagens, com uma aposta forte na fotografia e em ilustrações. Há, ainda, espaço para editorial de moda, banda desenhada e outros pontos de interesse para a comunidade e simpatizantes da cultura da bicicleta.
Com edição impressa e online, é uma publicação a cores, com uma tiragem inicial de cinco mil exemplares e será distribuído, para já, nas cidades de Lisboa, Porto, Aveiro e Faro. A edição em PDF e demais informações estarão disponíveis em facebook/com/JornalPedal, twitter.com/JornalPedal e jornalpedal.tumblr.com.
Em Outubro, foi lançado o número zero, que funcionou como manifesto e apresentação deste projecto que faz parte de “uma comunidade já existente e isso só é possível com uma troca e colaboração entre pessoas, ciclistas ou não, mas que mesmo tendo ideias diferentes, pedalam na mesma direção”.
O Pedal é o resultado da paixão de Bráulio Amado, Filipe Gil, João Pinheiro e Luís Gregório pelo universo das bicicletas.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]