Hugo Chapouto é o novo campeão mundial de patinagem artística. A medalha foi entregue, este sábado, ao atleta natural de Matosinhos. A cerimónia decorreu em Portimão e contou com a presença de 26 países e quatro continentes.
Hugo Chapouto é o novo campeão mundial de patinagem artística na modalidade a solo. A medalha foi entregue, este sábado, ao atleta natural de Matosinhos. A cerimónia decorreu em Portimão e contou com a presença de 26 países e quatro continentes. Na dança a solo masculina, a medalha de prata ficou para Daniel Morandin e a de bronze para Diego Brun, dois italianos. Hugo Chapouto foi aplaudido por colegas, treinadores, companheiros da seleção, amigos, familiares e por adversários de outros países.
“Ainda estou a absorver o alcance do eco das vozes que sussurraram no final do Hino. É um momento único e esta reação é a minha melhor medalha, no final da carreira”, explica Hugo Chapouto no site da Federação de Patinagem de Portugal.
O bi-campeão vai deixar de parte a patinagem para dedicar-se à arquitetura, no entanto, diz que vai continuar a treinar alguns jovens. No final da cerimónia, Hugo afirmou aos jornalista que abandona a alta competição com a sensação de “dever cumprido”.
Na dança a solo mais portugueses tiveram uma nota elevada, como Paulo Santos que atingiu a quarta posição, Diana Ribeiro a quinta e Sónia Cardoso e Diana Ascenção que terminaram em sexto e nono lugares respetivamente.
Nos juniores, destaque para Carolina Andrade recebeu a medalha de bronze no Combinado e Patinagem Livre.
O Campeonato do Mundo decorreu no espaço Portimão Arena, entre 24 de novembro e 4 de dezembro, e reuniu mais de 1500 patinadores.