A Chafariz Comercial – Comércio de Produtos Alimentares, mais conhecida como Pastelaria Chafariz é um exemplo de uma PME de sucesso com cerca de 4% da sua exportação a ser exportada para o exterior, para países como a Angola, França, Holanda ou Espanha.
Para fazer face ao objetivo de aumentar as vendas no exterior a fábrica sedeada em Lousa, no concelho de Loures, tem em curso a ampliação das instalações fabris, um investimento que rondará os 700 mil euros.
"A exportação começa a ganhar peso e é um bom canal para diversificar a nossa distribuição", disse ao Diário Económico Jorge Santos, administrador da empresa.
Com a ampliação da fábrica, a Pastelaria Chafariz vai aumentar a sua força de trabalho, como "tem vindo a fazer todos os anos", realça Jorge Santos, acrescentando que em 2009 tinha 47 trabalhadores, no final de 2010 empregava 65 pessoas e este ano prevê empregar mais 30% a 40% de pessoas.
Atualmente, a Pastelaria Chafariz exporta a maior fatia para Angola, mas vende também, pontualmente, para Holanda, França e Espanha, para "pessoas que abrem pequenos negócios ligados à gastronomia portuguesa. Basicamente, vendemos pastéis de nata", explica Jorge Santos. O mesmo produto é pedido esporadicamente para zonas tão distantes como o Dubai ou Hong Kong.
A Pastelaria Chafariz produz, vende e entrega diariamente uma vasta gama de produtos de pastelaria fresca para cerca de 350 clientes de várias gamas de estabelecimentos, nomeadamente pastelarias, cafetarias e restaurantes, mais de 50 escolas e fornece igualmente diversas multinacionais e as maiores empresas de restauração coletiva do país.