Hoje é assinala-se o Dia dos Amantes da Leitura, e para muitas pessoas o tempo de férias é sinónimo de colocar a leitura em dia. Por outro lado também sabemos que há muita gente que adora praia, mas fica um pouco irrequieta quando sabe que tem de passar muitas horas na areia e não tem como se entreter. Como pensamos em tudo, e aliando o dia que hoje se celebra, pretendemos ajudar essas mesmas pessoas.
O Boas Notícias tem para oferecer dois livros: “A Chegada das Trevas – Como os Cristãos Destruíram o Mundo Clássico”, de Catherine Nixey e “Quem Teme a Morte” de Nnedi Okorafor.
Para participar basta colocar Like (Gosto) na página do Facebook do Boas Notícias e identificar nos comentários da publicação do passatempo, quem é que gostaria de ver “quietinha/o” a desfrutar da sua leitura de férias, na praia! Tem até dia 14 de agosto para participar.
Consulte o regulamento do passatempo AQUI
Sobre os livros
A Chegada das Trevas é a história largamente desconhecida – e profundamente chocante – de como uma religião militante pôs deliberadamente fim aos ensinamentos do mundo clássico, abrindo caminho a séculos de adesão inquestionável à “única e verdadeira fé”.
O Império Romano foi generoso na aceitação e assimilação de novas crenças. Mas com a chegada do Cristianismo tudo mudou. Esta nova fé, apesar de pregar a paz, era violenta e intolerante. Assim que se tornou a religião do império, os zelosos cristãos deram início ao extermínio dos deuses antigos – os altares foram destruídos, os templos demolidos, as estátuas despedaçadas e os sacerdotes assassinados. Os livros, incluindo grandes obras de Filosofia e de Ciência, foram queimados na pira. Foi a aniquilação. Levando os leitores ao longo do Mediterrâneo – de Roma a Alexandria, da Bitínia, no norte da Turquia, a Alexandria, e pelos desertos da Síria até Atenas -, A Chegada das Trevas é um relato vívido e profundamente detalhado de séculos de destruição.
“Quem Teme a Morte” relata um futuro distante, um holocausto nuclear que devasta o continente africano e dá-se um genocídio numa das suas regiões. Os agressores, os Nuru, de pele mais clara, decidiram seguir o Grande Livro e exterminar os Okoke, de pele mais escura. Mas, depois de ser violada, a única sobrevivente de uma aldeia Okoke consegue escapar e refugiar-se no deserto. Dá à luz uma rapariga com cabelo e pele cor de areia e a mãe percebe, nesse momento, que a sua filha é diferente. Dá-lhe o nome de Onyesonwu, que significa “Quem Teme a Morte?”. Treinada por um misterioso xamã, Onyesonwu sabe que tem um destino mágico a cumprir: pôr fim ao genocídio do seu povo. A jornada para cumprir tal proeza irá pô-la em confronto com a natureza, a tradição, o amor verdadeiro, os mistérios da sua cultura… e, por fim, com a própria morte.