O passaporte português está entre os que dão acesso sem necessidade de visto a um maior número de destinos por todo o mundo.
O passaporte português está entre os que dão acesso sem necessidade de visto a um maior número de destinos por todo o mundo. De acordo com um estudo dado a conhecer esta semana, grande parte do globo tem as portas abertas para os cidadãos portugueses sem lhes impor restrições.
O estudo, desenvolvido pelo motor de busca Trivago em parceria com o jornal sueco Expressen.se, revela que quem tiver passaporte português pode entrar num total de 170 países (em 218 considerados) sem ter que pedir um visto a priori.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, os responsáveis por esta análise afirmam que a posição de Portugal no quarto grupo de países com maior acesso mundial, à frente de países como Austrália, Áustria ou Grécia, é “fruto da presença na União Europeia e de um historial diplomático sem grandes incidentes internacionais”.
Os cidadãos da Finlândia, Suécia e Reino Unido são os que conseguem entrar no maior número de destinos sem ter de se preocupar com burocracias, estando autorizados a entrar livremente em 173 países.
Os dinamarqueses, os alemães, os luxemburgueses e os norte-americanos têm acesso a 172 destinos, ao passo que os belgas, italianos e holandeses podem entrar sem visto em 171 nações.
Segundo o estudo, os cidadãos com passaporte afegão, por outro lado, são os que têm mais dificuldade para circular além-fronteiras: apenas 28 destinos permitem o acesso sem visto. Seguem-se-lhe os passaportes iraquiano (31), paquistanês e somali (32).
Notícia sugerida por Elsa Martins