Com o objetivo de atrair turistas e visitantes a Viana do Castelo, a câmara municipal daquela cidade acaba de anunciar que vai oferecer o valor da portagem da ex-SCUT A28 a quem se deslocar até lá e pernoitar numa das suas unidades turísticas.
Com o objetivo de atrair turistas e visitantes a Viana do Castelo, a câmara municipal daquela cidade acaba de anunciar que vai oferecer o valor da portagem da ex-SCUT A28 a quem se deslocar até lá de automóvel e pernoitar numa das unidades turísticas da região entre 26 de março e 1 de abril.
A medida insere-se no programa “Páscoa Doce”, dado a conhecer esta terça-feira pela autarquia em conferência de imprensa e que engloba vários tipos de iniciativas.
Entre as ações previstas, informa a câmara em comunicado, “destacam-se as entradas gratuitas nos Museus da região e o apoio aos turistas que pretendam deslocar-se a Viana do Castelo através da A28, deduzindo-se no pagamento do alojamento o valor correspondente ao pago na portagem”.
Para a vereadora do Turismo de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, que estima que a autarquia vá gastar em média oito euros por família com esta medida, a decisão justifica-se com a necessidade de dinamizar a economia do concelho, contrariando “a atual conjuntura de crise”.
Segundo a responsável, trata-se de “um esforço muito grande” para o município, mas Maria José Guerreiro espera que este esforço possa constituir-se como um incentivo. “Apesar de as portagens serem uma realidade, contrariamente ao que defendemos, tentamos que não sejam uma razão para os turistas não virem a Viana”, salienta.
Além do pagamento das portagens aos turistas, a autarquia vai desenvolver várias outras “estratégias de animação cultural e desportiva para o período da Páscoa como forma de apoiar a economia local”, nomeadamente a hotelaria, o comércio tradicional e a restauração.
Nestas “estratégias” incluem-se eventos musicais, mostras de artesanato, atividades e provas náuticas e eventos gastronómicos, bem como um progrma religioso dedicado às festividades pascais que passa pela visita às Capelas e Igrejas, a Via Sacra e o Compasso Pascal.