A Assembleia da República (AR) vai lançar, a partir desta quarta-feira, uma campanha de recolha de brinquedos para crianças com necessidades especiais. As peças recolhidas são antes encaminhadas para o Instituto Politécnico de Leiria e adaptadas por
A Assembleia da República (AR) vai lançar, a partir desta quarta-feira, uma campanha de recolha de brinquedos para crianças com necessidades especiais. As peças recolhidas são antes encaminhadas para o Instituto Politécnico de Leiria e adaptadas por estudantes e professores.
Até ao fim do mês de Outubro, todos os deputados, funcionários e visitantes da AR estão convidados a participar neste projeto de inclusão e educação especial.
Intitulada “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos”, a iniciativa é promovida pelo Instituto Politécnico de Leiria e consiste na recolha e adaptação de brinquedos para crianças com necessidades especiais, através da instalação de dispositivos externos que permitam a sua utilização.
“O objetivo desta campanha é reunir e adaptar mil brinquedos, que serão entregues a 36 centros de Lisboa e Vale do Tejo”, adianta fonte da Assembleia da República à agência Lusa.
O convite ao Instituto Politécnico de Leiria para apresentar a iniciativa à AR foi feito pelo presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, José Ribeiro e Castro.
Os brinquedos são, assim, adaptados por estudantes e professores do curso de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão desta insituição.
A campanha começou há seis anos por iniciativa do Centro de Recursos para a Inclusão Digital, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em colaboração com o Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Os brinquedos são, assim, adaptados, de forma voluntária, por estudantes e professores desta área que trabalham “o circuito de alimentação de cada brinquedo recolhido (que deve ter um sistema eletrónico simples), de forma a que este possa ser utilizado a partir de um interruptor externo e ser usado por ciranças com necessidades educativas especiais”.
A campanha conta ainda com a colaboração das restantes escolas do IPLeiria, onde se localizam pontos de recolha de brinquedos.
No mesmo dia do lançamento da campanha, é também inaugurada na Assembleia da República uma mostra de brinquedos adaptados no âmbito do mesmo projeto, de visita e acesso livre.
Notícia sugerida por Maria da Luz