O jovem ‘herói’, que tem apenas 24 anos, escondeu um grupo de sete clientes na cave frigorífica da loja, mantendo-os a salvo do raptor.
Citado pela imprensa francesa, o jovem Lassana Bathily explicou que desligou o frigorífico e a luz e escondeu os clientes lá dentro, apelando às pessoas para que se mantivessem calmas.
O gesto corajoso do jovem conquistou as redes sociais, com milhares de pessoas a partilharem a história de Lassana que já é considerado um herói nacional em França
A polícia acabou por intervir numa troca de tiros que culminou na morte do sequestrador, Amedy Coulibaly. Também quatro judeus (3 clientes e um funcionário da loja) foram atingidos mortalmente, pelo sequestrador, e serão enterrados esta semana em Israel.
Inicialmente, a polícia pensou que o jovem Bathily, nascido no Mali mas atualmente residente em Paris, estivesse envolvido no sequestro.
Nessa mesma sexta-feira, dois irmãos alegadamente envolvidos no tiroteio que, quarta-feira passada, matou 12 pessoas ligadas ao jornal satírico Charlie Hebdo (Paris) foram atingidos mortalmente pela polícia, depois de terem feito (e libertado) um refém numa loja de impressões.