Depois de anunciada, esta sexta-feira, a presença de Hugo Cavaco nas finais da prova dos 400 metros na classe T13 (amblíopes) dos Jogos Paralímpicos, surge esta tarde a notícia de que o atleta foi afastado da derradeira prova devido a um protesto apr
Depois de anunciada, esta sexta-feira, a presença de Hugo Cavaco nas finais da prova dos 400 metros na classe T13 (amblíopes) dos Jogos Paralímpicos, surge esta tarde a notícia de que o atleta foi afastado da derradeira prova devido a um protesto apresentado pelos EUA.
O atleta tinha beneficiado da desqualificação de um corredor norte-americano, que participou na mesma prova eliminatória, mas os “Estados Unidos apresentaram um protesto e foi aceite”, explicou Nuno Alpiarça, coordenador do atletismo, citado pela Lusa.
O atleta português chegou, assim, a estar incluído na lista de partida para a final de domingo, mas a mesma foi revista, posteriormente, pela organização e o nome de Hugo Cavaco foi substituído pelo do norte-americano Markeith Price.
Mesmo assim, Hugo Cavaco conseguiu o 5º melhor tempo da sua série, 53,10 segundos. O primeiro lugar ficou para o marroquino Mohamed Amguoun, que estabeleceu um novo recorde dos Jogos (49,04 segundos).
Esta manhã, quando foi anunciado o seu apuramento para a final, Hugo Cavaco, tinha afirmado que esta conquista era “já uma medalha”, tendo o atleta deixado a garantia de que, tal como na eliminatória, iria “dar tudo”.
“Não estava mesmo à espera de passar à final, isto, o facto de ter passado à final, é a minha medalha. Dei o que tinha para dar”, garantiu o jovem atleta depois da prova, citado pela agência Lusa.
Esta manhã houve ainda três outros portugueses em ação. Nos 1.500 metros T11 (cegos totais), Ricardo Vale foi o sexto na sua série, falhando, portanto, a presença na final, e Nuno Alves desistiu da prova. Ambos vão ainda disputar, a 7 de Setembro, a final dos 5.000 metros.
A terceira representante portuguesa foi Filomena Franco que, na pista de remo de Eton Dorney, foi quinta na sua série nas eliminatórias de single scull, na classe WAS1x (deficiência motora) e disputará no sábado as repescagens.
[Notícia corrigida a 31/08/2012 às 17h para noticiar o afastamento do atleta da prova final]
Comentários
comentários