A Comissão Europeia destinou hoje uma verba de dez milhões de euros para ajuda de emergência ao Paquistão, onde inundações devastadoras afetaram quase 14 milhões de pessoas. Esta verba soma-se a 30 milhões de euros de ajuda humanitária, atribuídos no
A Comissão Europeia destinou hoje uma verba de dez milhões de euros para ajuda de emergência ao Paquistão, onde inundações devastadoras afetaram quase 14 milhões de pessoas. Esta verba soma-se a 30 milhões de euros de ajuda humanitária, atribuídos no final de julho. Vários países têm contribuído com ajuda financeira e humanitária para ajudar o país a recuperar dos danos das cheias. A China anunciou, a semana passada, a doação de um milhão de euros.
Um terço do Paquistão está inundado e quase 300 000 casas ficaram submersas, o que terá deixado cerca de 980 mil pessoas sem abrigo ou deslocadas.
ONU lança maior operação de socorro de sempre
A ONU diz que serão necessárias centenas de milhões de dólares para o Paquistão recuperar das chuvas torrenciais que têm assolado o país, o que vai exigir um maior esforço de um governo já dependente da ajuda financeira externa.
Mais devastador que o terremoto no Haiti em janeiro e que o tsunami na bacia do Oceano Índico em 2004, as enchentes no Paquistão obrigarão a Organização das Nações Unidas (ONU) a lançar a maior operação de socorro da sua história.