Mundo

Paquistão: 50 alunos libertados de escola religiosa

NULL
Versão para impressão

50 alunos de uma escola  religiosa islâmica (madraça) em Karachi, sul do Paquistão, foram libertados esta terça-feira pela polícia, depois de terem sido encontrados acorrentados numa cave. Vários estudantes, incluindo um rapaz de oito anos, relataram à agência  noticiosa francesa AFP que eram regularmente espancados.  

Durante a operação policial, foram encontradas correntes, ganchos e  “celas de tortura”, segundo o presidente da federação de madraças do Paquistão. Os 53 alunos libertados tinham entre sete e 20 anos, de acordo com informação avançada pela Lusa, que refere fontes  policiais.

Os dois “mullahs” (líderes espirituais) da escola islâmica foram detidos, mas o responsável pela instituição, localizada num bairro na zona norte  de Karachi, fugiu, acrescentaram as mesmas fontes. 

As madraças, muitas vezes as únicas escolas acessíveis para as famílias  mais pobres no Paquistão, são frequentemente encaradas com controvérsia  e acusadas de formarem futuros membros de grupos armados radicais talibã ou filiados à Al-Qaida no território paquistanês e no Afeganistão. 

Mais de dois milhões de paquistaneses estudam em cerca de 15 mil madraças em todo o país, representando cinco por cento dos 34 milhões de crianças escolarizadas, de acordo com as estatísticas oficiais. 

Segundo um responsável da polícia, Mukhtiar Khaskheli, os alunos que  estavam acorrentados “eram toxicodependentes” que a madraça queria instruir e transformar em “muçulmanos melhores”. 

A escola estava localizada numa zona isolada da cidade e ninguém consegue confirmar a veracidades destas informações. 

A polícia divulgou que abriu um inquérito sobre o caso e que contactou  as famílias dos estudantes de forma a serem reencaminhados para as respetivas casas. 

 

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close