Qualquer máquina registadora está preparada para aderir à solução criada pela start-up Xnfinity – desde que esteja ligada à internet – e sua utilização não podia ser mais simples.
Orlando Ribas, diretor da empresa, explicou ao Boas Notícias que a única diferença, em relação à tradicional impressão de talões em papel, é que em vez de carregar no botão 'imprimir' o comerciante deverá selecionar o botão que diz 'PaperVault'.
A aplicação vai começar a ser testada na próxima semana, num pequeno restaurante, mas a Xnfinity está também em conversações com grandes grupos empresariais para que esta solução se dissemine.
A PaperVault será totalmente gratuita para os consumidores – que também podem aceder ao seu arquivo de faturas online sempre que quiserem – mas para as entidades emissoras terá uma subscrição que parte dos 150 euros anuais, variando depois conforme a quantidade de faturas emitidas.
Mesmo assim, a poupança está garantida. “Os talões tradicionais das caixas têm um custo médio de dois cêntimos cada um, ao passo que na versão digital terão um custo de apenas um cêntimo”, explica o diretor da Xnfinity.
Um consumidor que seja confrontado com esta opção num estabelecimento, pode aceitar a fatura digital mesmo que ainda não tenha feito o seu registo na PaperVault. Quando o fizer, as faturas emitidas com o seu número de contribuinte estarão à sua espera.
Orlando Ribas sublinha que quantos mais comerciantes utilizarem a aplicação “mais facilitam a vida dos consumidores e a sua própria atividade, já que ficam com um arquivo online que pode ser consultado a qualquer hora e em qualquer lugar, o que será muito útil em termos de contabilidade”.
Em breve, depois desta fase de testes, a empresa pretende criar uma série de funcionalidades que ajudem a dinamizar a vida das empresas, como por exemplo uma linha de fidelização de clientes ou ferramentas de 'marketing' direto e de análise de tendências de consumo.
Notícia sugerida por Maria da Luz
[Notícia atualizada às 20h12 de 14/05/2013 com informação sobre o acesso dos consumidores à plataforma]