O Panorama regressa a Lisboa de 13 a 21 de Abril com programação no Cinema São Jorge e na Cinemateca. "Como se vê o documentário português?" é o tema desta edição que dedica também parte da programação aos primórdios do documentário em Portugal.
O Panorama, 6ª Mostra do Documentário Português, regressa a Lisboa de 13 a 21 de Abril com programação no Cinema São Jorge e na Cinemateca. “Como se vê o documentário português?” é o tema da edição deste ano, que dedica também parte da programação aos primórdios do documentário em Portugal.
A Mostra terá como tema central a problemática da recepção do documentário nos diferentes meios e canais de difusão e percepção. Partindo da pergunta “Como se vê o documentário português?” tentar-se-á debater e refletir esta questão aprofundando conhecimentos sobre o documentário português contemporâneo.
Outro destaque da programação será a rubrica Percursos no Documentário Português retratará os filmes do real do início do nosso cinema. Estas vão decorrer no Cinema São Jorge e na Cinemateca.
Com foco na imagem muda – Pioneiros, Caçadores e Vanguardistas – vão ser exibidos documentários feitos nos primeiros anos do cinema em Portugal até à chegada do cinema sonoro. Os filmes serão musicados pelo compositor e pianista Filipe Raposo.
Panorama – Mostra do Documentário Português é uma iniciativa da Apordoc – Associação pelo Documentário e a Videoteca Municipal de Lisboa, e conta com a co-produção do Cinema São Jorge e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e a parceria estratégica da EGEAC.
Em termos de competição, a organização do evento anunciou que as inscrições de documentários para esta edição encerraram com 95 obras candidatas.
Consulte AQUI a programação completa da mostra.