“Apoiar a natalidade no concelho de Pampilhosa da Serra promovendo, paralelamente, a economia local” é o duplo objetivo deste programa, intitulado “A minha primeira ajuda”, de acordo com uma nota publicada no site da autarquia.
Esta iniciativa já não é uma novidade, sendo que o programa vigente já atribuía uma ajuda monetária aos casais pelo nascimento do primeiro e segundo filho. Agora, a câmara reforça os valores já atribuídos e concede um novo apoio para as famílias que decidam trazer ao mundo um terceiro “rebento”.
Aos casais que tiverem um primeiro ou segundo filho será cedido um vale no valor de 1.500 euros, enquanto, para “premiar” a existência de um terceiro filho, esse valor vai ascender aos 5.000 euros.
O montante será entregue em forma de vales de 50 euros que poderão ser utilizados em todos os estabelecimentos comerciais aderentes a este programa a fim de os pais “puderem descontar em produtos destinados aos bebés”.
Valor dos vales será repartido por três anos
De acordo com o município, o montante de 5.000 euros será repartido por três anos. No primeiro ano poderão ser descontados 40 vales, o equivalente a 2.000 euros e nos dois anos seguintes serão disponibilizados 30 vales.
Os casais que quiserem beneficiar destas condições terão de ser naturais ou descendentes em linha direta de naturais daquela região (com agregado familiar ali residente), bem como ser residentes efetivos no concelho de Pampilhosa.
A taxa de natalidade deste concelho tem vindo a diminuir significativamente ao longo dos anos devido à forte emigração da população mais jovem para o estrangeiro ou à sua migração para os grandes centros urbanos de Portugal, Atualmente, Pampilhosa da Serra conta com menos de 5.000 habitantes.
Recorde-se que, recentemente, como o Boas Notícias adiantou esta semana, também o município da Póvoa de Lanhoso anunciou uma medida semelhante, consistindo na atribuição de vales de 1.000 euros por cada recém-nascido a serem descontados nas lojas tradicionais do concelho.