Entre 1 e 5 de Junho, a vila de Palmela é palco do Festival Internacional de Fotografia Panorâmica. Realizado, pela primeira vez, na Europa, esta edição do Festival irá reunir mais de uma centena de fotógrafos de todo o mundo. As exposições estarão patentes até agosto.
O programa inclui uma série de eventos que pretendem aproximar o público desta forma de expressão artística, com destaque para uma conferência com fotógrafos de todo o mundo, várias exposições, distribuídas pelo Centro Histórico de Palmela e patentes durante todo o verão.
De sublinhar, também, o Safari Fotográfico pela Arrábida e a presença de vários expositores internacionais no Cine-Teatro S. João, para demonstração e venda de material fotográfico.
O Festival Internacional de Fotografia Panorâmica é precedido pela realização, a 31 de Maio, de um Programa Educativo (com inscrição própria), composto por workshops práticos, de nível básico ou avançado, coordenados pelos fotógrafos Pat Swovelin (Los Angeles) e Keith Martin (Londres).
O evento é organizado pela IVRPA – International VR Photography Association em parceria com a Câmara Municipal de Palmela.
Programa de Exposições:
World Wide Streetviews | Curador: Jürgen Schrader (Alemanha)
[No comércio tradicional de Palmela, junho e agosto]
O objectivo desta exposição é mostrar a visão abrangente da fotografia panorâmica, através de imagens do dia-a-dia de outros locais do mundo.
Our Worlds | Curador: Sam Rohn (EUA)
[Foyer do Cine-Teatro S. João, junho e agosto]
Colecção de pequenos “planetas”, captados por fotógrafos de todo o mundo, constituindo uma mostra invulgar de locais de rara beleza ou de construções arquitectónicas excepcionais.
Panorama Borealis | Curador: G. Donald Bain (EUA)
[Biblioteca Municipal de Palmela, junho e agosto]
Aventura, contada na primeira pessoa, de uma viagem pelo norte do continente americano, entre o Alaska e o Canadá
Masters of Contemporary Panoramic Photography | Curador: G. Donald Bain (EUA)
[Igreja de Santiago, Castelo de Palmela, junho e agosto]
Homenagem a alguns dos fotógrafos que mais contribuíram para a divulgação e arte da fotografia panorâmica.
Vanishing Worlds | Curador: Omer Calev (Israel)
[Casa-Mãe da Rota de Vinhos, Largo de S. João, Palmela, junho e agosto]
Exposição documental de fotografia panorâmica, apresenta pessoas, profissões e locais que, no passado, fizeram parte do quotidiano das cidades, mas que estão, gradualmente, a desaparecer.
New York, New York | Curador: Joergen Geerds (EUA)
[Pousada de Palmela, entre junho e agosto]
As fotografias de Geerds, na sua perspectiva nocturna, abrangente e alargada, iluminam os ex-libris da cidade, mostrando Nova Iorque no seu esplendor.
Gigapixel Challenge | Curador: Carlos Chegado (Portugal)
[Largo de S. João, Palmela, entre junho e agosto]
A organização desafiou todos os fotógrafos a apresentarem a concurso fotografias panorâmicas com dimensão Gigapixel, para escolher o melhor Gigapixel 2011. A fotografia Gigapixel consiste na captação de centenas ou milhares de fotografias individuais e na sua junção perfeita, de modo a originar uma só imagem com mais de um milhão de pixéis. A imagem escolhida será impressa no formato 22 x 2,2 metros e ficará exposta no Largo de S. João, em Palmela.