No distrito de Coimbra, destacam-se duas ações. A primeira é da responsabilidade da Fundação AFDP – Assistência, Formação e Desenvolvimento Pessoal: um burro irá transportar livros pela vila de Miranda do Corvo, para recordar “simbolicamente o papel pioneiro das primeiras bibliotecas móveis na divulgação da leitura, bem como as dificuldades históricas, ao longo da civilização, na divulgação das ideias e na difusão do livro”, refere a instituição em comunicado.
O burro que transportará os alforges carregados de livros parte da Quinta da Paiva pelas 10h00, rumo à Praça José Falcão, junto à Câmara Municipal, onde alunos da Universidade Sénior da instituição irão ler contos e histórias aos mais pequenos.
Desde 2001 que a AFDP mantém uma biblioteca itinerante em funcionamento, com um fundo bibliográfico de cerca de 30 mil livros e uma viatura que visita regularmente 62 localidades dos concelhos de Coimbra, Góis, Miranda do Corvo, Penacova, Penela e Lousã.
Na Covilhã, a Biblioteca municipal oferece às populações um conjunto de livros, dos mais diversos géneros literários, em frente ao edifício da Câmara.
Destaque ainda para os Açores, mais concretamente no município da Praia da Vitória, por onde serão distribuídas “receitas de leitura” – prospetos com referências a autores e excertos de obras -, no Centro de Saúde, farmácias e clínicas do concelho.